Top blogs de receitas
Chef Ratatui é o blog que vem ultrapassar barreiras geográficas... apesar de ser um espaço virtual pretende-se que se sinta ao meu lado a confeccionar as melhores receitas de culinária... simplesmente a Receita para o Bem-Estar!
Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

tags

todas as tags

07
Abr
13

 

 

Cavala Acanthocybium solandri

 

 

É um peixe escombrídeo conhecido pelos nomes comuns de cavala, cavala-da-índia, cavala-aipim, aimpim, guarapicu ou cavala-wahoo no Brasil, cavala-gigante em Moçambique, serra em Cabo Verde e nos Açores e serra-da-índia, em Portugal. É uma espécie pelágica comum nas águas superficiais das regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos. Embora não seja muito abundante (cerca de 3000 toneladas de capturas registadas pela FAO em todos os países, segundo o FishStat Plus), aparece em várias pescarias pelágicas e na pesca desportiva. É a designação comum aos peixes teleósteos perciformes da família dos escombrídeos, do gênero Scomberomorus. Geralmente são peixes pelágicos e migratórios, que possuem corpo alongado, pouco comprimido, cabeça afilada e focinho pontudo.

 

Tem o corpo alongado, em forma de torpedo e pode atingir 250 cm de comprimento e um peso de mais de 80 kg. O dorso é verde-azul iridescente e os lados prateados, com 24 a 30 barras verticais de cor azul-cobalto, que atravessam a linha lateral. A pele é totalmente coberta por pequenas escamas, sem ter áreas nuas. A barbatana dorsal é longa, tem 23 a 27 espinhos e 12 a 16 raios, os últimos formando pequenos segmentos separados (como é característico da família). A barbatana anal é pequena e igualmente dividida em segmentos, formada por 12 a 14 raios; a caudal é simétrica, largamente bifurcada (também característica da família).   A cabeça é grande (um quinto a um sexto do comprimento total), com um focinho quase tão grande como o resto. A boca é grande, com numerosos dentes fortes, triangulares, comprimidos e finamente serrados. A parte posterior da maxila está completamente coberta pelo osso preorbital. Não tem branquispinhas, o que atesta o seu hábito de predador.

 

Sarda (Scomber scombrus)  

 

 

A família destes peixes abrange cerca de 50 géneros diferentes, muito procurados enquanto peixes de consumo.

A sarda vive ao longo das costas do Atlântico Europeu, no Mar do Norte, pode encontra-se em toda a parte.

 

Diferenças entre a Cavala e a Sarda: A Sarda tem os olhos e as escamas peitorais maiores, pequenas manchas sobre a linha lateral, mancha cinzento-azulada sob a linha lateral. A Cavala tem manchas negras na região dorsal

 

 

publicado por Chef Michael Rocha às 15:38

| B iografia |

 

Julgo que é mais importante mencionar alguns factos importantes como surgiu este gosto pela cozinha, onde tem origem esta vontade de “ser alguém” no mundo da cozinha?

Comecei a cozinhar muito cedo com a ausência da minha mãe. Não quero mentir, não sou muito bom em datas, mas com sete ou oito anos já cozinhava alguma coisa e com 10 anos cozinhava a sério e com 15 anos já era um cozinheiro por necessidade.

Quando comecei a trabalhar nesta área, aliás, quiseram-me na Cozinha por mero acaso, o Cozinheiro para uma festa de Fim de Ano de uma Empresa de Eventos, despediu-se a ultima hora e quem acham que foram buscar. É mesmo, como eu digo na “hora certa no local certo”. Tentei durante estes anos todos ser cada vez melhor e aperfeiçoar-me. Tinha uma vocação natural, é o que me diziam, um dos meus grandes segredos do empenho e do suposto sucesso que tenho tido é nunca me ter desviado deste caminho de ser já um cozinheiro chefe como ter um Dom para tal e ponto final.

| V   isitantes |

cozinheiro(s) online
últ. comentários
Uii! São mesmo deliciosos! Thanks!
Adoro estes petiscos!
Olá Susana, é sempre bom receber noticias tuas. Ob...
Ficou uma maravilha!
Olá Susana,Obrigado pela sua opinião e volte sempr...
Uma excelente ideia, a de usar os cookies na base....
Olá Susana,Ficaram deliciosos, mesmo! Faz-me lembr...
Ficaram tão gulosos...Bjs, Susanahttp://tertuliada...
Olá Susana,Uiii! Se é! Depois da-me o teu feedback...
Deve ser uma delicia, adorei.Bjs, Susanahttp://ter...