Top blogs de receitas
Chef Ratatui é o blog que vem ultrapassar barreiras geográficas... apesar de ser um espaço virtual pretende-se que se sinta ao meu lado a confeccionar as melhores receitas de culinária... simplesmente a Receita para o Bem-Estar!
Novembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
19
20
21
22
27
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

tags

todas as tags

25
Nov
13

 

 

Feijoada de SAMOS!! de Bacalhau


 PETISCOS DA TERRA
 
Feijoada de SAMOS!! de Bacalhau ( para cerca de 10 pessoas )
 
 


 
 
 
Ingredientes base
Cebola picada (duas médias)
Sal (q.b.) Salsa picada (um pequeno ramo de salsa fresca)
Alho picado (5 – 6 dentes de alho grandes) 
Folhas de louro (3 folhas de louro)
Calda de tomate (q.b.) 
Tomate picado sem pele (conserva ou congelado – 3 tomates médios)
Azeite (q.b.)
Cerveja (2 a 3 cervejas) 
Bacon picado (1 embalagem 300gr) 
Chouriço vermelho fatiado (1 embalagem 200gr)
Piripiri (q.b.) ou malagueta (a gosto)
Cenouras (8 cenouras médias cortadas) 
Feijão branco demolhado que será previamente cozido, ou enlatado ou em frasco, que facilitará as tarefas e é só juntar a meio do processo (foram usados 7 frascos de 500gr) 
2 Kilos de Samos
 
Preparação dos Samos (na véspera)
 
Os mesmos vendem-se em conserva salgados, devem lavar-se muito bem e retirar umas pequenas peles de cor cinza ou negra, pois fará a diferença no conjunto global e no sabor, após essa tarefa, colocar de molho em água mudando a mesma algumas vezes de um dia para o outro.
 
No dia da preparação da feijoada. 


 
 

 Fazer um refogado com os ingredientes base, mais ou menos apurado a gosto, com um das cervejas, reservando uma para mais tarde, deixando os samos e o feijão para após o refogado. Após o mesmo estar apurado, juntar a cenoura e os samos, e uma das cervejas que se reservou, juntar os samos que foram demolhados e cortados em pedaços mais pequenos a gosto deixar cozinhar durante algum tempo (relativo á quantidade e força de energia empregue que usar para o cozinhar, os mesmos devem ficar macios ao trincar ou cortar). Quando os mesmos estiverem nesse ponto, juntar o feijão e só então efetuar a retificação do tempero, deixar levantar fervura e apurar mais um pouco e tem o petisco pronto para servir, sendo que o feijão previamente cozinhado facilita o tempo do preparo.
 



 
 BOM APETITE!!!
publicado por Chef Michael Rocha às 20:59

| B iografia |

 

Julgo que é mais importante mencionar alguns factos importantes como surgiu este gosto pela cozinha, onde tem origem esta vontade de “ser alguém” no mundo da cozinha?

Comecei a cozinhar muito cedo com a ausência da minha mãe. Não quero mentir, não sou muito bom em datas, mas com sete ou oito anos já cozinhava alguma coisa e com 10 anos cozinhava a sério e com 15 anos já era um cozinheiro por necessidade.

Quando comecei a trabalhar nesta área, aliás, quiseram-me na Cozinha por mero acaso, o Cozinheiro para uma festa de Fim de Ano de uma Empresa de Eventos, despediu-se a ultima hora e quem acham que foram buscar. É mesmo, como eu digo na “hora certa no local certo”. Tentei durante estes anos todos ser cada vez melhor e aperfeiçoar-me. Tinha uma vocação natural, é o que me diziam, um dos meus grandes segredos do empenho e do suposto sucesso que tenho tido é nunca me ter desviado deste caminho de ser já um cozinheiro chefe como ter um Dom para tal e ponto final.

| V   isitantes |

cozinheiro(s) online
últ. comentários
Uii! São mesmo deliciosos! Thanks!
Adoro estes petiscos!
Olá Susana, é sempre bom receber noticias tuas. Ob...
Ficou uma maravilha!
Olá Susana,Obrigado pela sua opinião e volte sempr...
Uma excelente ideia, a de usar os cookies na base....
Olá Susana,Ficaram deliciosos, mesmo! Faz-me lembr...
Ficaram tão gulosos...Bjs, Susanahttp://tertuliada...
Olá Susana,Uiii! Se é! Depois da-me o teu feedback...
Deve ser uma delicia, adorei.Bjs, Susanahttp://ter...