Top blogs de receitas
Chef Ratatui é o blog que vem ultrapassar barreiras geográficas... apesar de ser um espaço virtual pretende-se que se sinta ao meu lado a confeccionar as melhores receitas de culinária... simplesmente a Receita para o Bem-Estar!
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30
31
tags

todas as tags

09
Dez
09

Cá estamos nós na época Natalícia e sempre a mesma dificuldade:

O que fazer para a ceia de Natal. Bem, cá vão umas sugestões diferentes para apresentar o nosso Bacalhau que como sempre não pode faltar, não é verdade?

 

Sei que vai parecer muito complicado mas se lerem com atenção vamos ver que será apenas uma método diferente de apresentação.

 

Vamos ao trabalho ou porque não comentar e dar outras sugestões. Também estamos disponíveis para elaborar alguma receita especial basta darem-nos as vossas preferências gastronómicas ou então digam um ingrediente e nós fazemos um MENU a Medida.

 

Ingredientes
4 Postas de Lombo de Bacalhau demolhado
4 Cebolas
2 Cabeças Alho
1 dl de Vinho Branco
Azeite q.b.
8 Fatias Broa de Milho
1 Molho de Espinafres
1 Chávena Chá de Azeitonas Pretas sem caroço
1 Molho Coentros
Sal q.b.
Pimenta q.b.
 

PREPARAÇÃO


Lascas de Bacalhau sobre broa torrada envolvida em azeite de alho, com emulsão de bacalhau, coberto com espinafres salteados com azeite e alho laminado. Pingado de azeite de salsa e azeitonas.

 

Emulsão de Bacalhau
Num recipiente de vidro com paredes altas, coloque as cebolas cortadas em lâminas no fundo, junte alho laminado, regue com azeite e coloque por cima as postas de bacalhau. Regue novamente com azeite e vinho branco e coloque no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 30 minutos. Após o bacalhau estar assado, desfiar em lascas e reservar.


Do restante preparo, colocar num copo da varinha mágica e bater durante algum tempo. Adicionar sal e pimenta moída na altura, até estar numa mousse uniforme e reservar.

 

Broa Torrada em Azeite de Alho
Enquanto tem o bacalhau no forno, colocar as fatias de broa de milho no forno para tostar até obter uma cor torrada ao leve e ficar estaladiça ao toque. Colocar numa picadora e moer. Antecipadamente colocamos uma frigideira ao lume com azeite e alho esmagado a murro. Ter em atenção em não deixar fritar em demasia os dentes de alho, apenas com uma corzinha leve. Envolver a broa picada com o azeite e reservar.

 

Espinafres Salteados com Alho Laminado
Numa frigideira com um fio de azeite deixar aquecer e colocar os espinafres já devidamente limpos e escorridos de qualquer água que pudessem ter, saltear ao mesmo tempo com alho laminado e pulverizar com sal e pimenta q.b. Reservar.

 

Pingado de Coentros
Escaldar em água quente o molho de coentros na fervura durante alguns segundos, arrefecer e escorrer muito bem os coentros. Colocar num copo da varinha mágica e adicionar azeite até obter a consistência desejada.

 

Pingado de Azeitonas
Num copo da varinha mágica colocar azeite e colocar azeitonas previamente picadas até obter a consistência desejada.

 

Montado
Numa travessa de inox colocar um aro de inox, no fundo do aro colocar umas colheres do preparo da broa torrada, de seguida introduza as lascas de bacalhau, regar com a emulsão de bacalhau e, de seguida, aplicar os espinafres salteados.

Repita novamente os ingredientes anteriormente referidos, excepto o preparo da broa, apenas acabando com nova base de emulsão de bacalhau e colocar umas colheres de broa no topo.
Levar ao forno poucos minutos, desenformar bem no centro de um prato grande, de preferência branco, e deixar pingar ligeiramente e alternadamente à volta deste montado os respectivos preparos de coentros e azeitonas, apenas para decorar.

 

SUGESTÕES
 
Eu não utilizo o alho sem antes retirar o seu grelo/talo, assim não se sente o trave forte do alho.


Escaldar e esfriar é colocar água a ferver, mergulhar os ingredientes verdes na fervura durante alguns segundos, escoar e mergulhar o coentros em água com muito gelo, e escoar, com o objectivo de manter um verde brilhante nos ingredientes.

publicado por Chef Michael Rocha às 14:21
De Pedro Nobre a 17 de Dezembro de 2009 às 11:46
Bom dia Chef!

Obrigado pelas dicas deixadas para a nossa consoada de Natal :) . Em minha casa não temos por hábito comer o tradicional bacalhau... mas sim caras de bacalhau que sinceramente gosto mais... só tem um senão... são os guardanapos risos...

Caso tenho alguma sugestão terei muito gosto em apresentar-lhe.

Aquele abraço,
Pedro
De bowiaka a 17 de Dezembro de 2009 às 12:17
HMMMMMM....deve ser bão

| B iografia |

 

Julgo que é mais importante mencionar alguns factos importantes como surgiu este gosto pela cozinha, onde tem origem esta vontade de “ser alguém” no mundo da cozinha?

Comecei a cozinhar muito cedo com a ausência da minha mãe. Não quero mentir, não sou muito bom em datas, mas com sete ou oito anos já cozinhava alguma coisa e com 10 anos cozinhava a sério e com 15 anos já era um cozinheiro por necessidade.

Quando comecei a trabalhar nesta área, aliás, quiseram-me na Cozinha por mero acaso, o Cozinheiro para uma festa de Fim de Ano de uma Empresa de Eventos, despediu-se a ultima hora e quem acham que foram buscar. É mesmo, como eu digo na “hora certa no local certo”. Tentei durante estes anos todos ser cada vez melhor e aperfeiçoar-me. Tinha uma vocação natural, é o que me diziam, um dos meus grandes segredos do empenho e do suposto sucesso que tenho tido é nunca me ter desviado deste caminho de ser já um cozinheiro chefe como ter um Dom para tal e ponto final.

| V   isitantes |

cozinheiro(s) online
últ. comentários
Uii! São mesmo deliciosos! Thanks!
Adoro estes petiscos!
Olá Susana, é sempre bom receber noticias tuas. Ob...
Ficou uma maravilha!
Olá Susana,Obrigado pela sua opinião e volte sempr...
Uma excelente ideia, a de usar os cookies na base....
Olá Susana,Ficaram deliciosos, mesmo! Faz-me lembr...
Ficaram tão gulosos...Bjs, Susanahttp://tertuliada...
Olá Susana,Uiii! Se é! Depois da-me o teu feedback...
Deve ser uma delicia, adorei.Bjs, Susanahttp://ter...