Estive uns dias no Algarve e dá gosto olhar para aqueles pomares verdes e aqueles frutos cor de laranja pendorados como se fosse uma arvore de natal. Dá gosto apreciar as variadades de citrinos que existem dizem que existe mais de 200 varieadades. Já Vincent Farges fez diversias experiências gastronomicas com estes citrinos.
Algumas das variedades de Citrinos do Algarve designa-se por 'Laranjas sem Umbigo'. As mais comuns são a 'D. João' e a 'Valencia Late'. Sendo bastante parecidas e tendo ambas origem portuguesa (a 'Valencia' é originária dos Açores), distinguem-se pela difusão, dado que a 'Valencia Late' tem grande difusão em todo o mundo. Os frutos destinam-se tanto à alimentação como ao sumo.
A 'Valencia Late' é um fruto de tamanho médio a grande, com forma oblonga a esférica.A casca é de cor 'amarelo-laranja' e possui espessura média e rija. A polpa de textura média a rija tem um sabor agradável. Tem 10 a 11 gomos e poucas sementes. O teor em sumo varia entre 48% a 55%. Trata-se de uma das melhores laranjas para conseguir sumo tanto a nível industrial como nos restaurantes ou em casa. A época da ´Valencia Late' é de Março a Julho, prolongando-se, por vezes, até mais tarde.
A 'D. João' é em comparação com a 'Valencia' mais pequena e mais doce. É uma variedade que pode permanecer na árvore mais tempo - até Setembro - sem perder qualidade.
As tangerinas são outra variedade de Citrinos do Algarve, sendo as principais variedades a 'Encore', 'Ortanique', 'Clementina Fina', 'Clementina de Nules' e 'Nova'. Existem ainda alguns pomares de variedades tradicionais como a 'Setubalense' e a tângera 'Carvalhal'.
Seja lá o que for este Citino são diliciosos mais verdes ou mais maduros.
Esta saladinha é muito simples de fazer e fica deliciosa. Usem a imaginação e olhem para o vosso frigorifico e venha lá para a terrina o melhor que lá temos e basta juntar laranja e já que falamos das frutas da época a beterraba cozi “Dinha” e arrefecida cortada em cubos coze mais depressa e poupamos na energia.
Laranja fatiada ou em gomos, aproveitar o suco da laranja, mixar com o que temos, eu por exemplo usei beterraba que a sua cor, cheiro e sabor dá um toque lindo. Apanhei uns coentros espigados do jardim ou podemos usar flores comestíveis à venda já em alguns mercados e supermercados. Usando o contraste dos verdes com o laranja e a cor viva da beterraba fica um luxo. O prato ou a terrina em branco claro que também fazem o gosto aos olhos. Claro que a barriguinha também vai beneficiar. Tinha uns figos em calda que cortei em 3 e também juntei aos ingredientes. Uma cebola nova laminada faz o toque final, junto com o fio de azeite a flor de sal.
Gozem o que de melhor temos em Portugal.
Bom apetite!!!